sábado, 31 de janeiro de 2015

Aos calouros em Direito - Faculdade Gamaliel



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=K6PEeZ3SzSo


Nesse início de ano letivo (2015) houve o maior número de acadêmicos iniciando o curso de Direito na Faculdade Gamaliel, em Tucuruí-PA.

Ao todo são 200 (duzentos) egressos na faculdade de Direito, formando 4 (quatro) turmas. Certamente começam com muitos sonhos e sabedores dos desafios que terão que enfrentar. Afinal 5 (cinco) anos não são 5 (cinco) dias.

Em homenagem aos calouros, posto um vídeo muito gozado sobre ambições e decepções de alguns acadêmicos de Direito, vale a pena ver.



Esse artigo foi satisfatório para você?
Faça um comentário, deixe uma sugestão.
Sucesso a todos!

ESTOU LENDO: Direito Civil Brasileiro - Parte Geral - Vol. 1 (Carlos Roberto Gonçalves)


Obra que integra uma coleção de sete volumes ao todo. O autor apresenta o conteúdo de forma concisa e com uma linguagem acessível, sem perder de vista, logicamente, o rigor científico.

O livro é fino em sua espessura, contém 565 páginas, porém peca em um ponto que a meu ver é cruciante. Penso que para tornar a obra com um número menor de páginas, o autor deixa de citar a fundamentação do texto de lei, ao estilo in verbis.

Assim, o autor explica um tema, fundamenta com a lei, mas não consta no corpo da obra o texto citado; consequentemente, o leitor tem que estar com o livro e com o código ao lado, o que torna a leitura demorada e cansativa.

Ademais, o autor apresenta os temas doutrinariamente, e não se preocupa em mostrar os pontos de atrito com outros autores, não instiga o acadêmico à visão multifacetada de algumas temáticas. Essa falta de diálogo com as teorias e doutrinas (autores) abordados em certos pontos do Direito Civil constituem falta grave, o que pode levar a visões míopes de pontos cruciais da disciplina.

Decidi não comprar o restante da obra, vou mudar de autor, vou de Pablo Stolze, tenho lido bons comentários acerca de sua obra, mas primeiro vou ter contato com a obra das mãos de algum colega de curso, e só depois decidir por uma nova coleção.

Você tem alguma sugestão? Deixe-a nos comentários.


Esse artigo foi satisfatório para você?
Faça um comentário, deixe uma sugestão.
Sucesso a todos!

ESTOU LENDO: Curso de Direito Penal - Parte Geral - Vol. 1 (Rogério Greco)


Obra muito bem acabada e com um conteúdo abrangente. Trata-se do primeiro volume de uma coleção de quatro volumes.

A vantagem da obra é que além de abordar a multiplicidade dos temas referentes à disciplina, traz todos com uma linguagem acessível e com muitos exemplos do dia a dia forense.

Este primeiro volume da coleção conta com 848 páginas e contempla a parte geral do Código Penal brasileiro, bem como os princípios que seguem a esteira desse ramo do Direito Público.

Pretensão de comprar a coleção completa, aprovadíssimo.


Esse artigo foi satisfatório para você?
Faça um comentário, deixe uma sugestão.
Sucesso a todos!

BIOGRAFIA: Norberto Bobbio


Norberto Bobbio (Turim, 18 de outubro de 1909 — Turim, 9 de janeiro de 2004) foi um filósofo político, historiador do pensamento político e senador vitalício italiano. Conhecido por sua ampla capacidade de produzir escritos concisos, lógicos e, ainda assim, densos.

Conheça sua biografia completa clicando em LEIA MAIS, logo abaixo.

ESTOU LENDO: Teoria da Norma Jurídica (Norberto Bobbio)


Esta obra de Bobbio é muito importante para qualquer profissional do Direito. Trata-se de uma livro com uma gama de informações muito pertinentes acerca das espécies e teorias atinentes às normas jurídicas.

O autor promove um diálogo com outros autores e com outras teorias que circundam o saber do direito na atualidade, tudo isso de forma concisa, sem perder a profundidade e o rigor científico.

Ademais, é redundante tentar explicar a importância da obra ou da contribuição do autor, afinal é um clássico que merece a atenção e leitura de graduandos e bacharéis em Direito.

Ao lado busque o marcador "Pensadores do Direito" para conhecer a biografia e bibliografia do italiano Norberto Bobbio.  Em LEIA MAIS apresento o SUMÁRIO da obra para quem tiver interesse. Também, informo que o livro pode ser encontrado na biblioteca da Faculdade Gamaliel.


Esse artigo foi satisfatório para você?
Faça um comentário, deixe uma sugestão.
Sucesso a todos! 

2ª Semestre: Disciplinas a vencer

O 2º Semestre do Curso de Direito Gamaliel começou e com ele mais seis disciplinas para nosso despertar jurídico.

Superada a fase de calouros agora já começamos a ver algumas das principais disciplinas de "cadeira", as ditas disciplinas jurídicas. Pense na ansiedade e alegria que todos da Turma 11 (minha turma) estamos passando nessa primeira semana de aula.

Nesse períodos veremos as disciplinas:

a) Direito Constitucional I - Professora Adriana (advogada)
b) Direito Civil I - Professor Mestre Joniel Abreu
c) Direito Penal I - Professor Renan
d) Filosofia Geral e Jurídica - Professor Tonielson
e) Sociologia Geral e Jurídica - Professor Oberdan Medeiros

As duas últimas disciplinas da lista consideradas propedêuticas, se revestem, contudo, de grande valor para compreensão da ciência jurídica de maneira ampla, evitando os reducionismos que podem acarretar uma formação estanque e muitas vezes sem a criticidade que demanda o objeto científico.

Em suma, um semestre que promete muito para todos nós da Turma 11, já estamos muito agraciados por conta da experiência e formação dos professores desse semestre. Assim, contamos com aulas instigantes, e com muita leitura, e em consequência muito conhecimento.

Acompanhe as postagem, não demora estarei postando materiais, resenhas, resumos e fichamentos de alguns livros lidos por mim.


Esse artigo foi satisfatório para você?
Faça um comentário, deixe uma sugestão.
Sucesso a todos!

Início de segundo semestre

No dia 26 de janeiro de 2015 (segunda-feira) tiveram início as aulas do segundo semestre do curso de Direito da Faculdade Gamaliel. Uma etapa vencida, outra iniciada, com muita fé e perseverança.

Foi uma semana de muitas reviravoltas, tivemos a infeliz surpresa de que a Coordenadora do Curso Professora Aline Correa e o Diretor de Ensino Professor Joniel Abreu estavam fora do quadro de pessoal da faculdade, o que muito irritou os acadêmicos.

Foram trocados sem mais nem menos, simplesmente porque queriam ampliar a equipe técnico-pedagógica da faculdade, tendo em vista o aprimoramento constante dos acadêmicos, o que não estava muito lá nas intenções da reitoria da instituição.

Resultado: os dois professores se desligaram da instituição. Mas a boa notícia é que retornaram tão rapidamente quanto se desligaram (ou foram desligados) por conta da pressão de todas as turmas da faculdade. Uma grande vitória para todos nós, inclusive para faculdade que se verá obrigada a ampliar sua rede de atendimento aos acadêmicos.

Como o Professor Joniel disse: "As turmas que se formaram nesse semestre passado, não devem ser nosso parâmetro; senão para melhorar cada vez mais. É isso que queremos que cada turma caloura receba melhor qualidade de ensino e de atendimento técnico-pedagógico do que as anteriores".

Tal posição do Diretor de Ensino da instituição muito nos anima a prosseguir no curso e estudar cada vez mais, muita dedicação para que nossa carreira seja cada vez mais de sucesso, e consequentemente o nome da faculdade crescerá com isso.

A todos os acadêmicos, os antigos, aos formandos, e aos calouros, boa volta às aulas e vitórias, com muita fé e que vossos entendimentos sejam abertos e que num futuro muito próximo todos tenhamos ótimos profissionais em nossa região e em todo o Brasil.


Esse artigo foi satisfatório para você?
Faça um comentário, deixe uma sugestão.
Sucesso a todos!