terça-feira, 12 de abril de 2016

DICA DE ESTUDO: MEU HORÁRIO DE ESTUDO ATUAL


Divulgo meu horário de estudo para o curso e concursos públicos para quem quiser inspiração para estudar...

HORÁRIO EM CICLO
Ord.
Disciplina
Início
(hora)
Término
(hora)
Data
1
Direito Constitucional



2
Direito Penal



3
Direito Administrativo



4
Direito Civil



5
Processo Civil/ Penal / Trabalho



6
Direito Empresarial



7
Direito Eleitoral



8
Direito Penal



9
Direito do Trabalho



10
Direito Civil



11
Direito Tributário



12
Língua Portuguesa/ Livro avulso




Mas, que horário é esse, você me pergunta. Pois é, pode parecer sem sentido, porém esse é efetivamente meu horário de estudo.

Ocorre que tenho uma boa caminhada em estudo para concurso como alguns colegas conhecem bem, e já tive inúmeros horários, dos mais flexíveis aos mais rígidos possíveis, mas todos foram cedendo passo a este que divulguei acima.

Na verdade, eu não tenho um horário fechado, com todas as disciplinas e horários rígidos e em horas específicas. Utilizo, depois de uma evolução pessoal de administração de tempo – cada vez mais corrido, diga-se – um horário de matérias cíclicas.

Tentarei explicar.

Meus horários de estudo já estão previamente definidos, pelo menos três momentos ao dia, à exceção de sábado, que me permite ter mais tempo para avançar no cumprimento do horário. E em cada período desse (disciplinas na tabela), que não pode ser inferior a 1h30min estudo uma matéria (fazendo exercícios todos os dias, seguindo a ordem das matérias, em uma tabela própria para exercícios, evitando, assim, focar apenas uma disciplina).

Para deixar mais claro.

Esse horário é cíclico. Quando estudo vou aproveitando cada tempinho do dia e entro numa dessas disciplinas. Se um dia me oferece mais tempo livre, posso vencer até quatro matérias e avançar na matéria e no cumprimento ao horário.

Com efeito, se eu me condicionar de maneira austera ao tempo, posso cumprir esse ciclo uma vez e metade de um novo ciclo durante uma semana, isto porque, aos sábados posso dedicar mais tempo aos estudos.

A vantagem que encontrei nesse método é que, se ocorrer de um dia, por motivos extraordinários não puder ler nada no dia inteiro, não tem problema, nem prejuízo de nenhuma matéria (isso ocorria com meus horários semanais fixos, e me dava muita frustração) pois no outro dia continuo de onde parei no ciclo.

As disciplinas que o conteúdo é mais denso, reservo duas aulas em cada ciclo. O estudo do direito processual fica num dia, em cada ciclo, e isso se deve por eu não estar efetivamente estudando essas disciplinas no curso. Logo, quando na faculdade iniciarem essas disciplinas, irei ampliar para treze ou catorze as disciplinas por ciclo, mas não suprimir qualquer das matérias técnicas do Direito.

No caso das matérias em tinta vermelha são as rotativas, assim, Língua Portuguesa e Livro Avulso não são estudados no mesmo dia ou ciclo, o que ocorre é que a cada rodada do ciclo, alternam-se entre essas disciplinas. Assim se num primeiro ciclo estudo Língua Portuguesa, no segundo, ao chegar na disciplina de ordem 12, leio um livro avulso (que eu compro na internet ou baixo para ler e, alcançar uma visão geral do Direito).

Contudo, apesar do horário bem delimitado e bem organizado ser importante, não é suficiente, se efetivamente o indivíduo não se condicionar ao horário de estudo. Eu disse: CONDICIONAR-SE, e não deixar a rotina condicionar o horário (ou degluti-lo).

Nesse sentido, é bom ser realista ao confeccionar um horário, pois do contrário sobrevém mais frustração do que contentamento. E digo isso por experiência própria.

De todos os horários que já elaborei, esse cíclico me foi menos frustrante, e tem permitido a mim ver um número considerável de disciplinas que serão úteis para minhas futuras pretensões em matéria de concurso público.

Antes que me esqueça, quando vou vencendo as etapas do horário, vou alternando o estudo com livros e a leitura da legislação ou fazendo revisão, resultando na seguinte relação:

1º Ciclo = 1h, leitura de livro + 30min, leitura de legislação
2º Ciclo = 1h, leitura de livro + 30min, revisão
3º Ciclo = 1h30min, totalmente dedicada no avanço da matéria no livro
(...) segue alternando

Esse é meu muito complicado e útil horário de estudo. Só para fazê-lo compreendido para os leitores, precisei postar um “jornal”. Divulgo, porque está sendo muito útil, e quem sabe poderá ser de valia para alguém.

Quanto aos exercícios, esforço-me para realizá-los no trabalho, logo na chegada... Mitigando muito da rotina social típica de entrada na repartição, os colóquios naturais de cada dia, falar (bem) da chefia, da política e outras coisas menos decorosas; sem contudo, isolar-se dos colegas, lógico.

Mas, sabemos que dá para chegar um pouco mais cedo – pelo menos em alguns empregos -  e em vez de ficar nessas fofoc..., quer dizer nesses “bate-papos” de repartição, fazer algumas questões do assunto que está estudando nos livros. Afinal, o caso é criar e estimular uma rotina de estudos.

Então, está aí uma dica que pode ser útil, meus prezados condiscípulos de curso.

Alerto, ainda, que se alguém tiver algum horário que está dando certo, e você está ESTUDANDO MUITO MESMO, não vá migrar para o meu, fique com o seu horário que dá certo para você.

Todavia, para quem nem horário tem, experimente esse método, não digo incluir todas as matérias, pode reduzir àquelas que estão sendo ministradas na Faculdade no semestre (reconheço que tem muita matéria no horário, mas é que eu gosto de estudar Direito mesmo, com todo o trocadilho que conota e denota a frase).

Paulatinamente divulgarei outras dicas.

Bons estudos!

Texto: André da Silva Cardoso (acadêmico do Curso de Direito da Faculdade Gamaliel – 4º Período – idealizador e divulgador deste site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário