sexta-feira, 15 de abril de 2016

Roteiro de Estudo [2016.04.14 – quinta-feira] – DIREITO EMPRESARIAL II – ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE SEMINÁRIO (VALOR 4,0 PTS.)

1ª POSTAGEM (15.04.2016)

DA ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

1. Orientações gerais (digitadas na ordem que o professor falava):

a) São dois grandes assuntos para encerrar o conteúdo de Direito Empresarial II: títulos de crédito e contratos mercantis;

b) A apresentação será em sala de aula;

c) Serão compostas 12 equipes, sendo duas com 7 integrantes e as demais com 6 participantes;

d) A exposição oral do assunto será realizada por um integrante do grupo, que será sorteado no dia da apresentação, e ao final um colega da equipe, se julgar necessário poderá complementar a apresentação. Se o primeiro não tiver sorte na exposição, o grupo poderá ficar com nota melhor, a julgar pela complementação do segundo.

e) (informação retirada, nova orientação dada ao final dessa postagem)

f) Cada equipe deverá redigir um resumo do conteúdo de sua alçada e enviar para o e-mail do professor no dia da apresentação. Enviar em arquivo editável (doc), pois o professor vai corrigir e daí será disponibilizado para toda a turma (então, de preferência é interessante enviar o arquivo antes da apresentação, pois o professor disse que iria corrigir). O resumo deverá constar de até três laudas;

g) Os resumos serão avaliados com rigor, pois comporão o conteúdo base para as avaliações do 2º bimestre;

h) Serão atribuídos até 4,0 pts. (quatro pontos): somadas as notas do resumo, da apresentação e das perguntas e respostas ao final das apresentações de cada grupo, feitas pelos colegas e pelo professor da turma (nessa etapa de perguntas, qualquer integrante do grupo poderá responder);

i) Repise-se que a nota da apresentação, atribuída ao expositor do seminário (que será sorteado, repita-se) será atribuída a cada integrante da equipe, uniformemente, com a ressalva da alínea "d)

j) Alterações, supressões ou acréscimos quanto às diretrizes ora explanadas serão postadas pelo professor no e-mail da turma (quando assim se fizer, revisarei esse texto no blog para adequá-lo aos estritos comandos do professor orientador da disciplina) --> IMPORTANTE: ESSAS ALTERAÇÕES JÁ FORAM EFETUADAS, E ESTÃO POSTADAS AO FINAL DESSE INFORMATIVO.

k) O tempo limite para cada grupo apresentar-se será de 20min, podendo, excepcionalmente chegar aos 30min;

l) Não obstante a obediência à ordem de apresentação, asseverou o professor que TODOS OS GRUPOS DEVEM ESTAR PREPARADOS DESDE O PRIMEIRO DIA, pois as apresentações serão corridas: encerrando um grupo, havendo tempo, outro apresentará. Quando uma equipe (obedecida a ordem de apresentação) for chamada para apresentar, deverá estar devidamente pronta;

m) O professor explicou que irá ministrar aulas expositivas referentes aos títulos de crédito, para facilitar as equipes na leitura dos materiais pesquisados e para introduzir o conteúdo de uma maneira geral (esta aula já foi ministrada, e o assunto foi postando nesse blog em 20.04.2016, em Roteiro de Estudo);

n) A forma de apresentação é livre (apresentação ppt, dramaturgia, cartazes), o que importa é que o conteúdo seja repassado para os colegas de maneira satisfatória;

2. Dos grupos e temas sorteados

São doze grupos cujos líderes, ordem de apresentação e temas constam a seguir:

Ordem de apresentação
Número do grupo
Líder
Assunto
12
Fernando Leite
Atos cambiários, endosso, aval e protesto
1
Carlos
Letra de câmbio
2
Leandro
Nota promissória
3
Tianes
Cheque
4
Érico
Duplicata
5
Geyse
Contratos empresariais: conceito e histórico
6
Mariana
Contratos de compra e venda mercantil
7
Danilo
Contratos de colaboração empresarial
8
André
Contratos bancários
10º
9
Leonardo
Contratos de seguro + Contratos de transporte
11º
10
Paulo
Cartão de crédito
12º
11
Cidéria
Franquias

Observações:

1. Apenas dois grupos ficaram com sete integrantes, a saber, da Cidéria e da Mariana, os demais grupos, necessariamente terão seis integrantes;

2. Estas informações deverão ser repassadas para os acadêmicos de Novo Repartimento, faltantes no dia, por motivo de força maior;

3. Por questão metodológica, o grupo 12, sob liderança do Fernando Leite, será o primeiro a apresentar;

4. As apresentações terão início na quarta-feira, do dia 04.05.2016;

5. Na próxima aula (20.04.2016) cada líder deverá entregar o nome dos integrantes de sua equipe;

6. E-mail do professor, para eventuais dúvidas, e envio de resumos quando solicitado: thiagoamorim.jus@gmail.com

7. As orientações acima não são taxativas, salvo os assuntos e ordem de apresentação (item 2), pois, o professor Thiago comprometeu-se em enviar para o e-mail da turma organizadamente as orientações definitivas para nortear o seminário.

=======================================
2ª POSTAGEM (20.04.2016)
 
Em tempo, posto as orientações definitivas dadas pelo Professor via e-mail, verbis: 

Boa tarde, senhores, encaminho as orientações a respeito da apresentação do seminário referente à nossa PR-2.

- A sala será dividida em grupos entre 6 e 7 pessoas.

- Cada grupo ficará responsável por apresentar um tema específico, já dividido em sala de aula no nosso último encontro.

- No dia da apresentação o grupo deverá enviar a este e-mail um trabalho escrito, dissertando a respeito do assunto tratado, com, no máximo 3 laudas.

- Antes do grupo iniciar sua apresentação, o professor realizará um sorteio, na qual um dos componentes do grupo será escolhido para realizar a sua apresentação. Se o escolhido não apresentar o trabalho, acarretará em perda de 0,5 ponto para a equipe. Automaticamente este aluno ficará com nota 0 neste trabalho.

- É facultada, após a apresentação principal, algum colega do grupo  complementar o assunto, se achar necessário.

- A nota do apresentador será a nota do grupo.

- Aquele que faltar no dia da apresentação do seu grupo, salvo força maior ,também não obterá a pontuação referida.

- Este trabalho valerá 4,0 pontos.

- A nossa avaliação PR-2 valerá os seis pontos restantes.

Qualquer dúvidas, respondo por aqui ou em sala de aula.

Atenciosamente,

============================
ASSIM, HAVENDO CONFLITO DE INFORMAÇÕES ENTRE AMBAS AS POSTAGENS, VENCE O PRESCRITO NA DERRADEIRA POSTAGEM.

Para outros detalhes. Veja-se a aba agenda.
Sucesso a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário