sexta-feira, 4 de março de 2016

ESTOU LENDO: Hermenêutica e Aplicação do Direito (Carlos Maximiliano)


Referência: MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 20. ed. - Rio de Janeiro: Forense, 2011.


Para mais detalhes da obra, clique em LEIA MAIS.













Este é um livro clássico de hermenêutica do Direito brasileiro, do já falecido autor Carlos Maximiliano. Da leitura tenho depreendido muito da importância para o aplicador do direito (não somente o juiz) das relações da norma e sua interpretação, no sentido de alcançar a "justiça"; embora seja este um conceito impregnado de subjetividade.

Maximiliano utiliza uma linguagem carregada de termos técnicos em sua obra, podendo causar alguma dificuldade para alguns acadêmicos iniciantes no curso, mas nada que não possa ser vencido com a utilização de um bom dicionário.

Recomendo a leitura aos nobres colegas, e julgo necessária a leitura por duas razões: (1) não constar na grade de estudo da faculdade a disciplina Hermenêutica Jurídica; (2) a obra é uma possibilidade de incremento do vocabulário jurídico, seja com expressões latinas, seja para ensanchar (este termo, eu aprendi no livro, ensanchar = alargar, ampliar) o vocabulário do leitor na língua materna.

Paulatinamente, postarei pensamentos de Carlos Maximiliano, nessa obra clássica de Hermenêutica jurídica. Também, estarei construindo nova página "Vocabulário", em que publicarei palavras que estarei pescando durante minhas leituras.

Convém reforçar que este blog, para mim, serve de uma agenda on line, assim, coloco aqui, publicamente, minhas experiências e registros que poderei utilizar no futuro. E no futuro ao rever essas postagens verei minha evolução científica (recomendo você fazer o mesmo, por que não?!). Em suma, este seria um portfólio on line.

Concluindo, recomendo a obra do autor pátrio Carlos Maximiliano (eu fiz questão de adquirir o livro), talvez possa ser encontrada para baixar na internet (a que consegui baixar estava muito ruim para ler, preferi comprar o livro).

Bons estudos e sucesso a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário